Seguro multirriscos habitação: O que é, para que serve e o que abrange?

Estás a pensar pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa? Então conta, desde logo, com um valor extra a pagar à entidade financeira além da prestação resultante do crédito à habitação. Falamos do seguro multirriscos, também conhecido como seguro da casa. O seguro multirriscos, também conhecido como seguro da casa, oferece um conjunto de coberturas facultativas de danos no imóvel ou no seu recheio, podendo também incluir uma cobertura de responsabilidade civil. Este seguro, além do de vida, é exigido pelos bancos, caso recorras ao crédito à habitação para a compra da casa.

Todas as seguradoras garantem uma indemnização até ao limite do capital seguro e, regra geral, impõem uma franquia mínima de 5% do capital.

O custo da cobertura varia em função do risco sísmico do local onde está situada a casa, do capital seguro e do ano de construção. Podes contratar franquias superiores ou assumires parte do risco para baixar o prémio, embora não te aconselhemos a fazê-lo. Ainda assim, se achares que o prémio total é demasiado elevado, é preferível contratá-las a não teres sequer a cobertura de sismos. Os fatores de valorização, como a proximidade de zonas comerciais ou transportes, a exposição ao sol e o piso, também não são contabilizáveis. Se contratares o seguro através do banco no qual pediste o crédito à habitação, certifica-te que o seguro é feito pelo valor do empréstimo, em vez do valor de reconstrução, o que não é correto.